BANQUE NATIONALE DE PARIS . BNP PARIBAS

painel de 45 telas intermutáveis . 45 interchangeable canvases pannel . panneau de 45 toiles interchangeables
COLECÇÃO BNP PARIBAS . BNP PARIBAS COLLECTION Dados técnicos: Título: "Le Temps Des Nouvelles Cathédrales" Dimensão: (45 x ) 54x65cm Total: 162 x 975 cm Técnica: pigmento acrílico e crayon de óleo sobre tela Ano de Produção:2000/2001 Ambiente Conceptual: Numa época em que as fronteiras se esbatem e as distâncias não nos provocam o sentimento de separação espacial de outrora, o Homem junta vontades para levar a bom termo projectos comuns. "Les Nouvelles Cathédrales " são as actuais catedrais, lugar das vontades de dois povos, de duas culturas, somando capacidades para atingirem um objectivo. No trabalho que agora tenho o grande prazer de ver instalado no BNP Paribas, tentei passar esse sentimento de colaboração e cooperação entre dois protagonistas, entre duas cidades e o seu capital humano. Lisboa aparece representada nas estilizações do trabalho de ferro das grades da Igreja da Sé, assim como nas formas que remetem para as vivências e os sentimentos das pessoas que a habitam. Paris surge nas linhas que reproduzem os desenhos dos ferros de Hector Guimard ( cuja presença física - a estação de Metro de Picoas - foi oferecida a Lisboa por Paris) e na figuração que lembra alguns dos monumentos desta cidade. O ferro, material forte, trabalhado pelo Homem em França ou em Portugal, será o símbolo da vontade irredutível de domar os acontecimentos na construção de novas realidades. Nas grades da Sé, os motivos representam águias (a ressureição), pombas (a ternura), serpentes (a vigilância), quarto crescente (a noite), trevos (a sorte), cães (a fidelidade), etc. Por Paris estão representados alguns icons da Cidade Luz como o Sacré Coeur, O Arco do Triunfo, a Pirâmide do Louvre e uma peça carismática, a Vitória de Samotrácea, enquanto que Lisboa vê as ameias do Castelo de S. Jorge e desenha uma guitarra de fado ou um cisne dos lagos do Palácio do "Beau Séjour", símbolo de sedução e romantismo. Alguma figuração que faz parte do meu vocabulário plástico (um jovem que se transporta a ele próprio, as medusas, os perfis de mulher, as formas declaradamente femininas de aconchego, etc), aparecem num diálogo com a figuração escolhida para este trabalho específico.

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